Como escolher o produto/serviço que irei trabalhar?

Definir o produto/serviço que irá trabalhar, demanda uma análise geral sobre seu negócio, necessidades dos clientes e comportamento do mercado. Muitas pessoas sentem dificuldade no momento da escolha, pois existem inúmeras possibilidades.

Neste artigo vou te apresentar algumas dicas primordiais que vão te ajudar nessa escolha.

Com o que me identifico?


Primeiro passo para definir seu produto/serviço é analisar a afinidade que você possui com o que planeja trabalhar, se gosta, se sabe falar sobre, se já utiliza entre outros aspectos. Ter conhecimento, habilidade e domínio é indispensável para se trabalhar com o produto/serviço escolhido, ficará mais fácil de vender, realizar marketing e até mesmo dar suporte ao cliente.

Para qual público irei vender?


Levar em consideração para qual público pretende vender seu produto/serviço é um aspecto que não pode faltar no momento da escolha.

Após definido seu conhecimento sobre o produto/serviço escolhido, é hora de pesquisar se existe público para comprar e quem são eles, onde encontrá-los, quais os hábitos de consumo dele? Todas essas informações vão te auxiliar na hora de investir no marketing da sua empresa.

Existem fornecedores?


O produto/serviço escolhido demanda fornecedores, é importante pesquisar sobre eles, fornecedores de matéria prima, produto final e mão de obra. Estude quais as opções existentes, valores e qualidade.

Se você escolher mal o fornecedor, que cobra acima da média, atrasa entregas e oferece um produto ruim, uma mão de obra sem qualidade, no final vai refletir no sucesso do produto/serviço, gerando perder clientes, ter avaliações ruins e com certeza terá o marketing boca a boca prejudicado, gerando maiores custos para aquisição de novos clientes.

O produto/serviço é recorrente?


Analisar com qual frequência o público alvo necessita comprar esse produto, qual a sua recorrência.

Se você definir que vai vender móveis, por exemplo, terá que sempre buscar novos clientes, pois um móvel pode durar anos, fazendo com que o cliente volte a comprar após muito tempo.

Agora suponhamos que você irá vender alimentos, é algo que é consumido no dia a dia, fazendo com que o cliente compre com mais frequência, gerando uma carteira de clientes recorrentes, ou seja, aqueles que voltam regularmente ao seu estabelecimento para adquirir novamente aquilo que está vendendo. Essa regra também se aplica aos serviços.

Quem são os concorrentes?


Outro fator muito importante é conhecer as concorrências diretas e indiretas, realizar pesquisas sobre elas, e assim ter uma base de como será a competitividade, se será viável, se o produto/serviço que definiu como escolha será capaz de competir com ela, quais estratégias terá que usar e quais não.

Mas afinal, oque são concorrentes diretos e indiretos?


Concorrentes diretos são negócios que oferecem os mesmos produtos/serviços que o seu, por exemplo, duas empresas de refrigerantes, vendem o mesmo produto, mas são empresas diferentes.

Concorrentes indiretos são negócios que oferecem produtos/serviços diferentes do seu, porém substituíveis, como no exemplo acima das empresas de refrigerantes, um concorrente indireto seria uma empresa de sucos.

Se a empresa de sucos vender o litro de suco pela metade do valor que custa o litro do refrigerante, com certeza a venda de refrigerante diminuirá.

Use a estratégia do “Ticket médio” que nada mais é que um indicador de vendas, com ele se calcula o valor gasto em um compra pelo cliente, quanto o cliente gasta naquela devida loja, calcular linhas de produtos, de canais de vendas, até mesmo de cada um de seus concorrentes.

Através desses cálculos você terá uma base de qual o valor médio para cobrar pelo seu produto/serviço, por exemplo. E assim pode competir com os principais concorrentes.

Quais estratégias de marketing utilizar?


Um ponto indispensável no momento de decidir a escolha do seu produto/serviço é as estratégias e investimentos que irá realizar com o marketing de seu produto/serviço.

Analisar qual será o canal utilizado para realização do marketing, qual o investimento que terá (afinal esses custos são acrescentados no valor final do produto/serviço) e quais serão os canais utilizados para ele chegar até o “futuro” cliente. Lembre-se que a maioria das compras são por impulso, então o cliente tem que se sentir atraído.

E quais serão os custos e lucros do meu produto/serviço?


Por fim, após definir com qual produto/serviço irá trabalhar, o público alvo e fornecedores, conhecer quem serão seus concorrentes e traçar uma estratégia de marketing, chegou o momento de calcular por qual valor será vendido o produto/serviço.

Existe uma ferramenta muito utilizada que se chama markup, com ela é possível calcular seu lucro total ou bruto obtido em uma venda, sendo uma porcentagem sobre o preço de custo. O markup é composto por 3 variáveis que são: custos fixos, custos variáveis e margem de lucro.

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Considerações finais


Agora com essas dicas já é possível se ter uma ideia mais clara de como definir seu produto/serviço para se trabalhar. Claro que além desses fatores citados, existem outros para se utilizar, mas eles dependerão das suas escolhas iniciais, escolhas essas citadas no artigo.

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