E162: Alíquota do Simples Nacional incorreta

Esse artigo irá auxiliá-lo no preenchimento das informações de NFS-e no caso de você receber o seguinte erro:

“E162: Alíquota do Simples Nacional incorreta”

Por que a nota foi rejeitada?


Esse erro acontece porque a alíquota informada para o prestador no Simples Nacional não está correta.  
Ou seja, o percentual utilizado na NFS-e não corresponde ao enquadramento do prestador na tabela de alíquotas do Simples Nacional.

Exceção importante


A rejeição ocorre somente quando o percentual informado difere do previsto na tabela oficial para o regime do prestador.

- Se a alíquota estiver de acordo com a tabela do Simples Nacional, a NFS-e será aceita normalmente.

Como resolver essa rejeição de forma prática

1. Verifique o enquadramento do prestador


Confirme qual é o enquadramento do prestador na tabela do Simples Nacional, considerando sua faixa de receita e tipo de empresa (MEI, ME ou EPP).

2. Ajuste a alíquota


- Informe o percentual correto de acordo com a tabela de alíquotas do Simples Nacional aplicável ao prestador.
    
- Certifique-se de que a alíquota esteja correta para o serviço prestado.

3. Reenvie a NFS-e


Depois de corrigir a alíquota, faça a emissão novamente. 
O envio deve ser aceito sem problemas 😉

💡 Dica: Sempre consulte a tabela oficial de alíquotas do Simples Nacional antes de emitir a NFS-e para garantir que o percentual informado esteja correto.

PainelOnline