Erro: O RPS número xx, série x já foi importado anteriormente

Esse artigo irá auxiliá-lo no preenchimento das informações de NFS-e no caso de você receber o seguinte erro:
“Erro: O RPS número xx, série x já foi importado anteriormente”

Por que a nota foi rejeitada?


Esse erro acontece porque o RPS informado já foi utilizado anteriormente para a emissão de uma NFS-e.
  • Cada RPS (Recibo Provisório de Serviços) só pode ser enviado uma única vez.
  • Se tentar importar ou transmitir um RPS já utilizado, a prefeitura rejeitará a nota.

Exceção importante


A rejeição só ocorre quando o número e série do RPS já constam na base da prefeitura.
  • Se for informado um RPS novo, a NFS-e será aceita normalmente.

Como resolver essa rejeição de forma prática


1. Verifique o RPS informado


Na tela de configuração do emissor de NFSe, confira o número e série do RPS informado.
Certifique-se de que ele ainda não foi transmitido ou importado anteriormente.

2. Ajuste o número do RPS


  • Se o RPS já foi utilizado, altere para um número novo e sequencial.
  • Mantenha a série correta conforme o cadastro da empresa.

3. Corrija e reenvie a NFS-e

Depois de ajustar o RPS, realize a emissão novamente.
O envio deve ser aceito sem problemas 😉

💡 Dica: Mantenha um controle sequencial dos RPS emitidos para evitar duplicidades.
Em caso de dúvida, consulte a prefeitura ou sua contabilidade.

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