Rejeição: NF-e sem informação da IE do destinatário

Esse artigo irá auxiliá-lo no preenchimento das informações de NF-e no caso de você receber o seguinte erro:

“Rejeição: NF-e sem informação da IE do destinatário”

Por que a nota foi rejeitada?


A rejeição ocorre porque a Nota Fiscal foi emitida informando que o destinatário é contribuinte do ICMS, mas não foi preenchida a Inscrição Estadual (IE) desse destinatário.

A SEFAZ exige que, sempre que o cliente for contribuinte, a IE seja obrigatoriamente informada.

Exceção importante


- Se o destinatário for não contribuinte do ICMS, você deve marcá-lo corretamente como tal, e nesse caso a IE não precisa ser informada.

- Se o destinatário for isento de IE, também é necessário marcar essa opção no cadastro do cliente, e não preencher o campo da IE.

Como resolver essa rejeição de forma prática

1. Verifique a configuração do cliente


Acesse o cadastro do cliente e confira como ele está configurado:

- Contribuinte ICMS → precisa de IE preenchida.

- Isento de IE → marcar como isento.

- Não contribuinte → marcar como não contribuinte.

2. Se o cliente for contribuinte do ICMS


- Informe a Inscrição Estadual (IE) corretamente no cadastro do cliente.

- Você pode confirmar a IE pelo SINTEGRA ou pelo Cadastro Centralizado de Contribuintes (CCC).    

3. Se o cliente não possuir IE


- Isento de IE → selecione a opção de “Isento” no cadastro.
- Não contribuinte → selecione “Não contribuinte” e deixe o campo de IE em branco.

💡 Dica: Sempre valide com sua contabilidade qual é a classificação correta do cliente (contribuinte, isento ou não contribuinte), para evitar rejeições futuras.

Lembre-se de que, em caso de dúvidas nossa equipe de suporte está disponível para ajudar.

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