Transporte próprio por conta do Remetente e CNPJ Base ou CPF do Transportador difere do CNPJ Base ou CPF do Remetente

Esse artigo irá auxiliá-lo a no preenchimento das informações de NF-e no caso de você receba o seguinte erro:

“Transporte próprio por conta do Remetente e CNPJ Base ou CPF do Transportador difere do CNPJ Base ou CPF do Remetente”

Por que a nota foi rejeitada?


A Receita exige que, quando o frete for marcado como “transporte próprio por conta do remetente” (ou seja, sua própria empresa está responsável pela entrega), o CNPJ ou CPF do transportador deve ser exatamente o mesmo do remetente.

Exceção importante


Se você não informou nenhum CNPJ ou CPF para o transportador, a regra não se aplica — a rejeição não ocorrerá nesses casos. 

Como resolver essa rejeição de forma prática 


1. Verifique a modalidade de frete Na venda em que deseja realizar a emissão da Nota, confira se o frete da mesma está configurado como “3 - Transporte Próprio por conta do Remetente”. Se sim, isso aciona a regra explicada acima.
2. Ajuste o CNPJ ou CPF da Transportadora Se o frete realmente precisa ficar como “próprio”, então é necessário alterar as informações da transportadora para informar exatamente o mesmo CNPJ (ou CPF) do remetente. Nada de variações — é literalmente o mesmo número. Para realizar essa alteração realize os seguintes passos: - Abra o menu "Transportadoras": 
- Clique em "editar" na transportadora desejada: 
- Preencha o CNPJ ou CPF com o mesmo valor da empresa emissora que está sendo utilizado para a emissão dessa Nota e salve o registro. 
3. Ou, escolha outra modalidade de frete Se preferir não usar essa lógica, outra opção é alterar o frete para algo como “frete a pagar”, retirando a exigência de vínculo direto entre os CNPJs/CPFs . 

Depois de realizar os ajustes realize a emissão da Nota Fiscal novamente. O envio deve ser aceito sem problemas ;) 

Lembre-se de que, em caso de dúvidas nossa equipe de suporte está disponível para ajudar.

PainelOnline