Um dos pontos mais importantes para quem quer ter sucesso em seu empreendimento é acompanhar as tendências e tecnologias.
Vivemos em uma era digital, e para compra de produtos e serviços não é diferente.
Nesse artigo apresentamos os principais pontos para vendas online, para quem já é um empreendedor ou para quem deseja começar.
Vendas Online, qual produto/serviço escolher?
Para iniciar um empreendimento primeiramente deve-se definir qual o produto/serviço que pretende vender e se irá se concentrar em algum nicho de mercado.
Nicho de mercado é uma parte maior de algum mercado com preferências, por exemplo:
Suponhamos que a escolha de vendas seja roupas plus size, pronto está definido o produto que é roupa e o nicho que é plus size.
Escolher um produto/serviço que possui mais afinidade e domínio é importante, pois diariamente estará em contato com ele. Realize também uma pesquisa no mercado, para se informar se esse produto/serviço possui grande procura e se o retorno é compatível com os gastos.
Quais os públicos alvo e os concorrentes?
Esse ponto é de muita importância, saber exatamente para que público suas vendas online serão direcionadas. Quais são outros empreendimentos que já realizam esse tipo de venda no mercado.
Obtendo essas informações será mais fácil definir como focar nesse público escolhido.
Possuir uma base de seu público alvo, é mais fácil de saber onde encontrá-lo nos meios digitais, para assim realizar comunicações mais efetivas.
A venda de produtos/serviços sem um público alvo bem definido tende ao fracasso, pois a comunicação precisa ser muito ampla e não faz com que as pessoas se identifiquem e sejam impactadas por ela. Porém se o público for bem definido, é possível traçar estratégias de marketing que falem diretamente com ele. Reduzindo assim os custos com as ações mensais e gerando mais resultados efetivos, uma vez que o público será impactado com maior facilidade.
Outro item importante é definir quem são os seus concorrentes de mercado, quais os acertos, quais erros, quanto ele cobra para fazer o mesmo que você está propondo? Desta forma é possível traçar os pontos fortes e fracos do seu concorrente para que sua empresa não cometa as mesmas falhas e venda com mais excelência.
Por quais canais realizar as vendas?
A escolha dos canais de vendas é imprescindível, depois de escolher o público alvo e conhecer bem sobre ele, é preciso saber quais canais ele mais acessa, pesquisa ou compra com frequência.
Dentre muitos canais, os mais comuns e normalmente assertivos são Marketplace, Google Ads, Facebook, Instagram, WhatsApp e site criados exclusivamente para vendas dos produtos/serviços.
O essencial, no início, é focar apenas em um canal por vez, porque trabalhando com vários pode não se dedicar tanto e no final perder vendas e clientes.
Como definir os valores dos produtos/serviços?
Definir um valor final para o produto/serviço que irá vender é de extrema responsabilidade, pois é ele quem vai definir seus lucros ou prejuízos no final das contas.
Primeiro é importante calcular quais serão seus gastos com aquele produto/serviço, por exemplo, qual o gasto na produção ou com um fabricante, gastos com transportes caso seja a sua empresa arcar com os envios, gastos com marketing, entre outros que demandará de seu empreendimento. Nesta conta devemos incluir também os custos com escritório, internet, etc.
Chegando a um total de todos esses gastos, será o momento de decidir qual o lucro desejado. Após todo esse cálculo o ideal é pesquisar nos concorrentes os valores dos mesmos produtos/serviços, assim se têm uma ideia se o seu valor está muito acima da concorrência ou se irá se destacar pelo preço baixo. Se decidir se destacar pelo preço baixo é preciso ganhar no volume, porém se o seu mercado já está saturado, talvez essa não seja a estratégia mais adequada.
Lembre-se de fazer a matriz swot, ela é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Lembre-se de realizar os cálculos com muita atenção, pois os valores finais do produto/serviço é também o que pode te levar ao sucesso ou não.
Como definir as formas de entregas para os produtos?
A entrega é o ponto chave para atrair clientes e obter mais vendas de produtos. As formas mais comuns e eficazes são através dos correios e transportadoras.
O Correios é a forma mais utilizada, ele possui diversas opções de envios. Desde a mais simples que pode levar dias para o recebimento do produto, até a expressa que o produto é recebido no mesmo dia ou no próximo. O Correios também realiza contratos com empreendedores, onde pode-se obter descontos nos valores dos fretes, mas essa opção é apenas viável para quem possui uma grande demanda de envios.
Envios por transportadoras abre um grande leque de opções, desde o contrato de um motoboy para entrega no mesmo bairro até uma entrega aérea, se as vendas forem realizadas também para o exterior.
Defina sempre as opções mais viáveis para ambos. Mas não se esqueça que a expectativa maior de quem realiza a compra online é o recebimento rápido, e um bom cuidado com embalagens, para evitar avarias. Nenhum cliente fica feliz ou volta a realizar compras com a mesma empresa quando a espera do produto é longa e ainda chega quebrado, amassado e etc.
Estratégia de entrega
É interessante trabalhar com o maior número de opções de entregas possíveis, isso se torna um grande atrativo de clientes.
Criar uma estratégia com os prazos de entregas é uma ótima forma de fidelizar clientes. A Amazon é um grande e-commerce que adotou essa estratégia. Por exemplo, suponhamos que para determinado CEP o prazo de entrega são de 3 dias úteis, então no momento da compra é informado o prazo de 5 dias úteis. Com essa estratégia o cliente vai receber sua compra antes do prazo, ficando muito satisfeito, e caso aconteça algum imprevisto ou atraso na entrega, ainda assim estará dentro do prazo.
Lembre-se, o momento de recebimento da encomenda é um dos mais importantes quando estamos dizendo de relacionamento com consumidores. Informar seu prazo de entrega e manter o destinatário atualizado sobre o envio do seu pedido é indispensável.
Quais formas de pagamento utilizar?
Esse é um ponto onde muitos empreendedores perdem clientes na hora de vender seu produto/serviço. Às vezes por não ter a forma de pagamento que o cliente deseja pagar ou até mesmo trabalhar com alguma forma de pagamento instável, por exemplo. Diante dessa situação a probabilidade de perder a venda por impulso é grande, além de gerar certa frustração no cliente.
Cada dia mais, os clientes procuram por compras que sejam rápidas, sem burocracia ou problemas sistemáticos, principalmente na hora do pagamento.
O pagamento em crédito é a forma mais utilizada para pagamentos online, então esta forma de pagamento é indispensável para vendas online. Além do pagamento por crédito, temos as opções de débito, boletos e agora o pix.
A forma mais vantajosa de se ter como opção de pagamento para suas vendas online é o gateway de pagamento. Ele serve como uma ponte entre consumidores. Com ele é possível receber pagamentos com cartões de crédito e débito, também há a alternativa de usar boleto bancário, voucher online e Pix.
O gateway de pagamento pode ser de algum banco, bandeiras de cartão ou até mesmo de intermediárias como MercadoPago, Paypal entre outros.
Assim como nas entregas, é importante ter múltiplas opções de pagamento para não perder vendas por esse motivo.
Qual a melhor forma de marketing?
O Marketing do seu empreendimento é a porta para ter muito sucesso.
Assim como um cliente olha um produto em uma vitrine e entra na loja para comprá-lo, o marketing digital tem que ser essa vitrine, com propagandas chamativas onde o cliente vai ver seu anúncio e vai querer entrar em sua plataforma.
Existem muitas opções para realizar seu marketing, e antes de escolher, precisa ter na ponta do lápis o quanto está disposto e disponível a investir. Comece investindo onde se concentra a maior parte de seu público alvo, se é em redes sociais, e-mails, sites de buscas entre outros.
Umas das melhores opções existentes é o SEO que é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). Ele nada mais é que um conjunto de técnicas que normalmente se dividem entre tecnologia, conteúdo e autoridade, que ajudam a alcançar um bom posicionamento em sites de buscas como o google, por exemplo.
Como se ter o melhor atendimento ao cliente com vendas online?
A melhor maneira de conquistar mais clientes e fidelizar os que já tem, é possuir um atendimento excelente.
Lembre-se que o único contato que o cliente pode ter com seu empreendimento virtual são os canais de atendimento.
Com vendas online é importante ter canais de dúvidas, suporte, pós vendas e outros que achar necessário para seu empreendimento. Use e abuse dos aplicativos de comunicação como o Whatsapp, uma forma rápida e fácil do seu cliente entrar em contato.
Deixe sempre bem visível e acessível para os clientes todas as formas para ele entrar em contato, também tenha um tempo de resposta eficiente, muitos clientes desistem da compra por não obter informações.
Lembre-se, grande parte das vendas são realizadas por impulso, ou seja, se a sua equipe de vendas levar horas ou até dias para responder, você terá perdido esse tempo e pode acabar não fechando a venda.
Considerações finais
Como pudemos ver neste artigo, para se ter sucesso em suas vendas é necessário focar em produtos/serviços, ter um público alvo bem definido, possuir um leque de opções de pagamentos e entregas e por último um atendimento pré e pós vendas excelente.