Retorno sobre Investimento - PainelOnline Gestão de Empresas
por vgregorio | Finanças |
Uma das ferramentas utilizadas para medir o sucesso, ou fracasso, de um investimento é o ROI (Return on Investiment), ou em bom português, Retorno sobre Investimento. Já que a partir de cálculos precisos, é possível mensurar se o lucro obtido suplanta o valor investido, possibilitando assim uma visualização clara do resultado.
Mas tome muito cuidado para não confundir os dados que a métrica traz com o seu lucro, pois tratam-se de números e retornos diferentes.
A fórmula utilizada para calcular a taxa ou porcentagem do ROI é a seguinte: ROI = [(Receita – Custo) /Custo] x 100
Fazer essa aferição é fundamental para verificar se a expectativa de um empreendimento foi alcançada, se o investimento de recursos, e não só o financeiro, mas também de tempo, foi vantajoso e a operação resultou em lucro. Além disso, o ROI indica também exatamente a percentagem de acerto, ou de erro, de um investimento, fornecendo um panorama claro e preciso sobre a atividade desenvolvida.
As diversas funções do ROI
Essa forma concreta de aferir resultados é usada em diversas etapas de um projeto ou de um empreendimento, e sua utilização indica diversas informações importantes, como discrepâncias em valores a serem investidos ou taxas de retorno baixas demais que acabem inviabilizando o investimento.
Sendo assim, o ROI é fundamental tanto antes da efetivação do investimento, ou seja, na etapa de planejamento. Como instrumento de avaliação de algum investimento já realizado. Assim, é possível fazer projeções exatas sobre as taxas de retorno e aferir resultados com exatidão, o que irá contribuir decisivamente na tomada de decisões em relação aos mais diversos investimentos que qualquer projeto ou empreendimento demanda.
Assim como o ROI pode:
Mensurar como ações específicas podem contribuir para o resultado final da empresa, como uma ação de marketing ou uma determinada campanha de divulgação.
Possibilitar a projeção de metas e resultados críveis e racionais.
Determinar, com mais clareza, os prazos necessários para que o retorno do investimento seja alcançado, a partir de projeções precisas.
Fornecer uma visão mais ampla e de longo prazo sobre o empreendimento, com aferições precisas e confiáveis.
Implementar a análise da situação da empresa ou projeto a partir de números concretos, favorecendo assim a percepção de todos os envolvidos quanto a prazos, valores e constância dos objetivos traçados.
Mecanismo interno
Embora pareça uma ferramenta de verificação que interesse mais aos futuros investidores e como um índice que legitime o investimento, ele também deve ser usado internamente, entre os setores da empresa, uma vez que cada departamento ou profissional, tem como mensurar sua eficiência e calcular a sua taxa de retorno de investimento, seja ela em capital, em tempo ou em trabalho.
Estimular controles de resultado é fundamental para manter a saúde financeira de qualquer empreendimento, e aplicar o ROI nos mais diversos setores irá ajudar a mensurar a produtividade de cada segmento da empresa ou empreendimento, mostrando um panorama claro sobre quais áreas são mais rentáveis, e quais as correções necessárias para que todas alcancem o mesmo índice de desemprenho.
Conclusão:
Nesse artigo, explicamos como verificar o retorno dos investimentos feitos em sua empresa utilizando o ROI. Se você já realizou seu investimento, está na hora de verificar qual foi o retorno que ele trouxe!
Se esse conteúdo te ajudou a entender um pouco mais sobre a avaliação do retorno financeiro da sua empresa, compartilhe para ajudar outros empreendedores com a mesma dúvida!
Um abraço e até o próximo artigo!
Esse foi um artigo publicado em parceria com o ApoioEmpresário.
Fique ligado no nosso blog para ler mais dicas como essa!