Existem muitos conceitos em um negócio que precisam ser analisados e apurados com um certo cuidado para conquistar uma saúde financeira relativamente positiva. Diante disso muitas empresas podem achar desnecessário manter um controle do fluxo de caixa ou analisá-lo de forma constante, mas isso pode evitar problemas financeiros graves.
Essa análise é necessária para que a sua empresa consiga apurar ao certo o saldo que se encontra disponível e as pendências que existem no caixa da empresa, para que assim obtenha o capital de giro eficiente que permita realizar aplicações para investimentos e eventuais gastos. Confira abaixo algumas das principais maneiras de se analisar o fluxo de caixa e expandir a empresa.
– Comece a analisar o fluxo de caixa em um período específico
Para que consiga melhor aproveitar os dados é necessário escolher um período específico para controlar. Entenda que a busca pela saúde financeira exige um controle amplo diante de gastos e ganhos da empresa, por exemplo, comece a fazer a análise dos últimos 12 meses da empresa.
– Observe todos os saldos de contas da empresa
Se você tem um fluxo de caixa bem controlado e organizado, é possível observar tudo o que entrou ou que saiu do caixa. Além de ter dados precisos sobre o saldo de todas as contas da sua empresa. É crucial que tenha essas informações, caso contrário será necessário reunir o saldo de contas bancárias, cofres, caixinha administrativa e todo o dinheiro que a empresa tem disponível.
– Analise as contas a pagar e a receber da sua empresa
Outro passo crucial seria com o registro de todas as contas a pagar e a receber. Caso tenha essas informações sobre o seu fluxo é possível fazer contas e entender a situação financeira da empresa. Observe quais são as contas que possui a longo e curto prazo, além do que ela tem a receber e os saldos disponíveis no seu caixa.
– Tenha uma previsão de pagamentos e de compras futuras
Com a previsão de pagamentos existe a possibilidade da empresa programar essas compras, evitando os potenciais prejuízos por ter gastos sem um capital reservado. A saúde financeira começa com planejamento e assim se torna crucial controlar a previsão dos pagamentos e compras futuras.
– Entenda quais são os saldos disponíveis na empresa
O ideal é ter uma noção sobre os saldos da empresa. Depois de analisar o relatório de caixa há a possibilidade de controlar os saldos positivos e os negativos, que são gerados pelas contas a serem pagas a curto e ao longo prazo. Depois de calcular a diferença, saberá qual a disponibilidade financeira imediata da empresa e quanto pode investir para se expandir.
Últimas considerações
As etapas citadas acima são algumas formas de analisar o fluxo de caixa da sua empresa e ainda ter conhecimento sobre sua saúde financeira. Elas devem ser feitas periodicamente para que mantenha o controle perante as suas finanças. Evitando prejuízos pela falta de organização ou descontrole diante das contas a pagar, contas a receber e inclusive pelo fato de investir em momentos que sugerem economia.
Esse foi um artigo publicado em parceria com o ApoioEmpresário.
Fique ligado no nosso blog para ler mais dicas como essa!