Quando você ouve o termo canais de vendas o que lhe vem à mente? Por uma razão lógica, algo como o caminho reto, seguro e rápido de se chegar ao seu público como destino final. Além deste, outro termo bastante utilizado é o “canal de distribuição”; do qual se compreende como um serviço que pode ser divulgado e “espalhado” para o maior número de pessoas.
O mercado é um leque de possibilidades em que se pode testar as várias ferramentas com o intuito de verificar como funcionam. Quando se começa a conhecê-las e estuda-las logo se percebe que existem várias formas de se chegar ao cliente. O qual costuma frequentar vários ambientes físicos e “virtuais” diferentes.
Este artigo foi preparado tanto para os novos, como os empreendedores mais experientes, que buscam se manter atualizados frente a um mercado em constante transformação.
Se o mercado está em constante transformação é porque o comportamento do consumidor não é mais o mesmo de tempos atrás. Com o acesso cada vez mais rápido, dinâmico e direto promovido pela internet, uma empresa tem hoje a possibilidade de expandir o seu negócio além do bairro onde está localizado, ou seja, o mundo se tornou uma verdadeira aldeia global com o acesso livre já que as barreiras foram superadas.
Por isso, é extremamente importante que o empreendedor se atente para as diversas possibilidades que a tecnologia disponibiliza com frequência, para intensificar o seu trabalho e a divulgação do seu negócio.
Os canais de vendas devem ser vistos pelos empreendedores como os norteadores do seu negócio e a escolha e trabalho realizado com eles como formas estratégicas de se alcançar o público alvo. Veja a seguir quais são os principais canais de vendas e como cada um deles funciona.
Geralmente são grandes empresas que se caracterizam pela compra e armazenamento de produtos nacionais ou importados de diferentes marcas. Algumas delas acabam se tornando suas representantes oficiais dentro do país e suas atividades comerciais concentram-se na movimentação de compra e armazenamento de produtos.
Os seus preços são mais baixos em relação a outras modalidades de negócios, e já que buscam atender uma grande demanda com valores atrativos para que o seu estoque tenha um giro rápido. As distribuidoras são os canais mais próximos das indústrias e fábricas. Como exemplo tem-se a All Pet Distribuidora, que trabalha com produtos pets e está localizada na cidade de São Carlos (SP) e atua em diversos estados brasileiros.
É um modelo que recentemente ganhou popularidade. Principalmente após a criação das microfranquias e as franquias online que se tornaram mais baratas e muitos empreendedores viram nessas alternativas uma boa oportunidade para iniciar o próprio negócio.
Uma das grandes vantagens em se trabalhar com franquias é que você não precisa se preocupar em criar uma reputação ou investir pesado em marketing, pois a mesma vende por si só. Por outro lado, algumas delas podem cobrar royalties sobre os seus rendimentos. Como exemplo tem-se o Marido de Aluguel que presta serviços de reparos residenciais e comerciais principalmente o de instalação elétrica e hidráulica.
Neste modo é possível realizar compras diretamente dos fornecedores com preço e condições especiais. Com isso pode-se aumentar a margem de lucro para a venda final, ou seja, o consumidor. Como exemplo, têm-se as concessionárias de carros e motos.
A representação comercial consiste em intermediar produtos em nome de um fornecedor e tal negócio pode ser realizado por meio de uma única pessoa ou de uma empresa. Neste caso, o fornecedor detém a posse dos produtos, os quais poderão ser enviados diretamente ao consumidor final.
Como exemplo, tem-se grandes marcas como a Coca-Cola que possui vários representantes espalhados por regiões, para realizar toda a negociação de compra, venda e entrega dos produtos.
É um dos canais de venda que mais crescem no mercado devido à facilidade de manutenção e baixo custo de investimento. Algumas empresas possuem lojas físicas e virtuais para aumentar a possibilidade de vendas, enquanto outros possuem somente a loja virtual.
Dentre as vantagens de se manter uma loja virtual destacam-se: praticidade e mobilidade de tempo e espaço para o gerenciamento e acompanhamento de estoque ou pedidos, facilidade de integração com várias formas de pagamento, maior segurança e economia, além de poder realizar negócios a qualquer dia e horário, basta somente ter um bom servidor e hospedagem que garanta a estabilidade do seu site.
Como exemplo, tem-se o “Ricardo Eletro.com” e a “Sephora” empresa de perfumes e cosméticos.
Com a criação e popularização dos smartphones, os aplicativos tornaram-se um excelente canal de vendas para os mais diversos segmentos do mercado, desde bancos até salões de cabeleireiros, que permitem realizar o agendamento de serviços para os clientes.
A criação de um aplicativo é semelhante à de um site ou blog e é necessário ter conhecimento de programação para se desenvolver o app de forma que o consumidor acesse o seu negócio com toda a comodidade como se estivesse em sua empresa. O Easy Taxi e o Uber são bons exemplos de canais de vendas com a prestação de serviço especializado em taxis, que oferece conforto e praticidade para o usuário.
Ter um endereço na web tornou-se fundamental para quem possui um negócio ativo no mercado. A maioria das pessoas pergunta, pesquisa e acessa a sua empresa através de um computador, tablet ou smartphone.
Além de se preocupar com o conteúdo e o layout do seu site é importante que ele contenha todas as formas de contato, serviços oferecidos e formulários de cadastro. Para que os seus clientes possam receber os informativos através do email (newsletter).
Entende-se por mídias sociais os meios de comunicação virtual entre as pessoas. Como é o caso das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter…) e aplicativos de mensagem instantânea (Whatsapp, Telegram, Viber…).
A força das mídias sociais permite com que muitas empresas ganhem maior destaque em relação aos modelos tradicionais de divulgação. Além de ser um meio barato e simples, as chamadas páginas de fãs (fanpages) e outros perfis profissionais aproximam os negócios dos seus clientes em qualquer lugar, dia e horário.
Creio que você agora está se perguntando: Qual é a melhor? A resposta dependerá do modelo do seu negócio e os seus objetivos. Você só saberá com certeza após testar.
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Esse foi um artigo publicado em parceria com o ApoioEmpresário.
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