O título não poderia ser outro. Afinal de contas, o mercado está cada vez mais competitivo com relação aos serviços, e uma empresa só cresce e permanece ativa se gerar vendas. E para isso acontecer é importante que o empreendedor mantenha-se atento, focado e atualizado para acompanhar a evolução de seu ramo de atuação.
Leia com bastante atenção as dicas que serão apresentadas neste artigo, pois elas vão de encontro aos pontos básicos que fazem parte do trabalho de vendas (desde o primeiro contato até o chamado pós-venda que é essencial para a fidelização dos seus clientes). Confira!
Alguns empreendedores costumam se “prender” a uma empresa fornecedora e isso nem sempre é vantajoso, pois acaba se tornando refém de suas condições, preços e prazos. O ideal é sempre contar com dois ou mais fornecedores, pois caso precise repor o seu estoque com urgência algum deles conseguirá te atender prontamente.
Além do mais, não se intimide na hora de negociar e lembre-se que eles também precisam de você. Desta forma, procure ser o mais claro e objetivo nas suas colocações e converse sobre todos os pontos a serem firmados em um possível acordo.
Alguma vez você entrou em alguma loja a procura de um item específico e a empresa não tinha? Ou então só disponibilizava itens de marcas desconhecidas ou inferiores? Se a resposta foi sim para ao menos uma das perguntas aproveito para te fazer outra: Qual foi a sensação que experimentou e o fez sair da loja?
Entre várias alternativas devo destacar uma: negligência. Sabe por quê? Situações como essa passam a impressão ao cliente que ele não é importante e ao sentir isso dificilmente retorna aquele local.
Imprevistos podem acontecer? Claro que sim. E se for o caso é só explicar ao cliente que não tem no momento, mas que você trabalha com aquele item desejado e que se quiser poderá entrar em contato com ele para avisar quando o mesmo estiver disponível, desde que…
É o mesmo que criar falsas expectativas. E como esta prática tem se tornado comum, alguns clientes já olham desconfiados. Assim sendo, não utilize esta promessa como uma desculpa, se não for ligar para o cliente não peça o seu contato. Mas se for ligar a dica é: tenha um caderno ou crie uma planilha com o nome desses prováveis clientes, os seus respectivos contatos e os itens desejados que estão em falta. Assim quando a mercadoria chegar é só verificar quais foram às pessoas interessadas e entrar em contato avisando-as.
Mas, e se elas já tiverem comprado em outra loja? Aproveite para avisar sobre alguma novidade ou promoção que está realizando no momento. Assim, o cliente sentirá que foi lembrado e terá interesse em voltar a sua empresa.
Existem algumas situações que podem ocorrer e você não tem como resolver imediatamente ou está condicionado a limitações técnicas e/ou contratuais. Converse abertamente com ele e demonstre que você tem interesse em ajuda-lo.
Dê atenção e procure verificar quais são as suas necessidades e se tiver como atendê-las faça o quanto antes, mas se não tiver não custa perguntar ao cliente o que pode ser feito que o deixe satisfeito.
Existem casos que um desconto pode resolver e fazer toda a diferença. O importante é não deixar o cliente se sentir abandonado no problema, pois isso só prejudica a empresa que o perde, além de possíveis indicações de outras pessoas por parte dele.
O que parece bobeira para uns é essencial para outros. Este simples agrado é muito bem vindo e visto pelos clientes que inconscientemente os ajuda a relaxar, enquanto você prepara para explicar ou mostrar os seus serviços.
Alguns hotéis tem adotado a seguinte prática: Ao realizarem o serviço de quarto costumam deixar um bilhete com uma mensagem, além da previsão do clima com a temperatura. Este singelo hábito é conhecido como “mimo” e faz com que os clientes se sintam realmente acolhidos em uma hospedagem, ou seja, não custa criar algo simples que possa agradar.
Assim que fechar uma venda você deve encarar a situação como mudança de fase, ou seja, verificar se tudo está transcorrendo normalmente. Se for um produto que será entregue na casa dele entre em contato para lembra-lo que a data prevista se aproxima, assim como na véspera e no dia também.
Se for um serviço que ele começará a usar lembre-o dos procedimentos básicos e não deixe de perguntar se ele possui alguma dúvida. Esse acompanhamento deixará o seu cliente mais confiante e será um detalhe importante que o fará te indicar aos amigos e familiares.
Pode-se dizer que poucas empresas se preocupam de fato com este quesito, o qual não deveria ser desconsiderado. Realizar o pós-venda é uma forma de avaliar se o cliente está satisfeito com o trabalho que você realizou, enquanto da parte dele tem-se a sensação de que a sua empresa não é mais uma que só se preocupa em vender, mas que busca a satisfação do cliente.
Assim que ele estiver usufruindo do produto ou serviço oferecido entre em contato para saber o que ele achou, se era o que esperava, se possui alguma dúvida ou se deseja mais alguma coisa. Demonstre atenção e diga que o que ele precisar poderá contar com você. E pode ter certeza que ele não pensará duas vezes.
Algumas empresas utilizam aplicativos de celular como forma de aumentar suas vendas, como por exemplo o Whatsapp. Mas é preciso fazer um alerta aqui semelhante à questão do telefone que mencionei mais acima.
Algumas empresas divulgam em seus materiais de publicidade que fazem atendimento via WhatsApp. Isso é válido desde que realmente você responda as mensagens, caso contrário é melhor nem divulgar essa opção.
Saiba o que as pessoas estão achando do serviço prestado, você não precisa perguntar, apenas a observação de como os clientes estão reagindo já é o bastante. Veja todas as críticas que recebe dos clientes quando eles não estão se importando se você está vendo ou não, essas críticas são as mais sinceras e você pode se surpreender positivamente ou negativamente com isso.
Assim que descobrir o que eles estão achando não deixe de anotar e começar a praticar, é necessário colocar em prática o que percebeu que precisa ser mudado, principalmente se algumas foram críticas negativas.
Neste artigo você encontrou dicas simples e fáceis de serem seguidas em qualquer modelo de negócio, pois o segredo é “tratar os clientes como você gosta de ser tratado por outras empresas”. A simpatia, respeito e cordialidade são hoje grandes diferenciais que abrem as portas para muitas oportunidades e fecham ótimos negócios. Boa sorte!
Espero que estas dicas tenham te auxiliado. Até mais!
Esse foi um artigo publicado em parceria com o ApoioEmpresário.
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