A área financeira de uma empresa muitas vezes é negligenciada, porém esta deve ser olhada de perto e com muita atenção.
Para muitos quando falamos do coração da empresa estamos falando da área de vendas, porém é muito importante saber que vendas e financeiro estão ligados e ambos são vitais para o sucesso ou fracasso.
E assim podemos chegar aos seguintes questionamentos: “Como você faz a gestão da sua empresa?” ou “Como você realiza a gestão financeira e o faturamento do seu negócio?”
Neste artigo vou falar um pouco sobre a área financeira, como você pode estabelecer processos eficientes e os principais riscos que empresas correm quando não os fazem de maneira correta.
Esse é um dos principais setores da empresa, pois é nele que o dinheiro está concentrado, onde deve haver bastante responsabilidade e atenção dos colaboradores.
Aqui está uma das áreas que normalmente começam com o empreendedor executando, mas logo que a empresa começa a crescer, uma pessoa de confiança é colocada para executar as atividades.
E a partir desse momento alguns processos e cuidados devem ser tomados, por isso contamos com diversas tecnologias, diversos sistemas que ajudam a realizar as análises necessárias, bem como executar as atividades do dia-a-dia.
Ao iniciar o processo de contratação de uma pessoa para essa área é muito importante levar alguns pontos em consideração, uma vez que essa pessoa terá total acesso ao dinheiro da empresa.
Primeiramente é preciso ter em mente quais são as principais atividades desse analista, em geral eles são responsáveis por atividades. Como por exemplo: controlar os gastos da empresa, as contas a pagar, a receber, análises financeiras e planejamento financeiro.
Aqui a área é responsável por controlar todo o valor que sai do caixa da empresa, sabendo exatamente onde o dinheiro foi aplicado.
Em empresas de menor porte essa área é responsável por orçar com fornecedores e escolher aquele que melhor se encaixa no valor destinado ao item.
Já em empresas maiores, existe a área de compras, que possui um valor que pode ser gasto, valor esse que é determinado através do planejamento financeiro.
Essa é a atividade mais comum do financeiro, onde devem ser realizados os pagamentos e controlar os recebimentos. Os pagamentos são feitos de acordo com as notas enviadas pelos outros departamentos ou diretamente pelos fornecedores.
Já os recebimentos devem ser controlados através de um link com a área de faturamento ou simplesmente o faturamento da empresa.
Essa é a receita que se origina da venda de produtos e/ou serviços. Com ele é possível analisar todo o fluxo de caixa da empresa (a situação atual, a passada e a futura). E através dos dados coletados, os gestores conseguem tomar decisões mais estratégicas e assertivas, já que se tem a visão e todo o controle financeiro do negócio.
Nesse momento os sistemas de gestão são de grande valia para os analistas. Uma vez que é preciso verificar todas as contas a pagar e receber e fazer as análises de lucratividade, rendimento, rentabilidade de projetos, entre outros.
Essa é uma das atividades mais importantes para o início do ano, onde o financeiro verifica todas as análises realizadas e delimita orçamentos para as áreas da empresa. Essa atividade é mais comum em empresas que possuem um porte maior, porém é muito importante até mesmo para empresas pequenas, uma vez que define quanto dinheiro a empresa possui para o ano.
Entrando um pouco na área de faturamento, que em empresas pequenas são atividades realizadas pelo financeiro, deve-se ter em mente que o faturamento trará como resultado dois valores, são eles:
Faturamento Bruto: é considerado todo o valor que você arrecada das vendas de seus produtos e/ou serviços em determinado tempo. O faturamento bruto vai tratar desta venda no valor total dela, não importando o fato dela ter sido parcelada ou não ou até mesmo se ela já foi paga ou não.
Faturamento Líquido: também se trata do valor arrecadado das vendas, mas ele é o valor com os impostos sobre produtos e/ou serviços, já descontados. Ou seja, aquele valor que realmente ficou para a empresa depois do abatimento dos impostos.
Esses são valores que o financeiro deve levar em consideração ao realizar suas projeções de caixa e também análises, pois o valor faturado nunca será igual ao valor líquido, uma vez que os impostos devem ser pagos com base nas notas emitidas.
Atualmente temos diversas tecnologias, diversos sistemas que ajudam aos analistas, auxiliando-o em sua rotina. Mas de nada adianta você possuir o melhor sistema de gestão, se a pessoa que o comanda não é qualificada o suficiente e não tem os conhecimentos necessários.
Principalmente no Brasil que, devido ao rigor tributário, o setor começou a exigir profissionais mais experientes e ferramentas mais completas para diminuir a ocorrência de erros que podem ser cruciais para a empresa.
Levando isso em consideração, também é preciso preencher alguns requisitos ao estabelecer processos financeiros, são eles:
Antes de estabelecer qualquer rotina na sua empresa, você deve contratar profissionais que tenham conhecimento na área e experiência, afinal você está entregando o controle financeiro da sua empresa. É o seu sucesso em jogo.
É necessário que você some um bom profissional com uma boa ferramenta que te ajude a controlar o caixa, organizar suas vendas, suas contas a pagar e a receber e consiga prever o fluxo de caixa para a melhor tomada de decisões. Não só para controle financeiro, obtenha um sistema que te permita controlar suas vendas também!
Não deixe a última semana para registrar todas as movimentações financeiras da empresa. Faça esse controle o mês inteiro, conforme vão ocorrendo as movimentações, vá registrando-as. Para quando chegar a última semana do mês, a primeira do mês seguinte não fique bagunçada, e que ocorra perfeitamente. Analise-o constantemente, pois com ele você consegue identificar o quanto de lucro e prejuízo sua empresa está tendo e tomar decisões o mais rápido possível antes de chegar no vermelho.
Você sabe que o financeiro é responsável por analisar e controlar as movimentações, mas o que exatamente? Contas a pagar, a receber, a análise dos custos, receitas, lucro e a rentabilidade são processos que devem ser controlados diariamente.
Ainda que se tenha conhecimento de que o financeiro é o “coração” da empresa, existem gestores que não dão muita importância para ele ou o fazem de qualquer jeito. Só pelo fato de ser considerado o setor vital da empresa já conseguimos compreender a dimensão que tem.
A má gestão pode acarretar em problemas como: tomada de decisões erradas sem o devido conhecimento da saúde financeira e falência pela falta de controle/conhecimento de todo o caixa.
Por isso, vou te passar uma dica valiosa!
Se você é o empreendedor e chegou até aqui, antes de terceirizar a área financeira para outra pessoa, tente executá-la, mesmo que por apenas 1 mês. Essa experiência será muito importante para que você entenda o processo e assim possa cobrar de outra pessoa que execute-o de maneira correta.
Além disso, você pode e deve, contar com a ajuda do seu contador ao que se refere aos impostos e carga tributária, ele saberá te dizer se sua empresa está enquadrada na categoria correta.
E para finalizar esse artigo com aquela dica valiosa que prometi, preparei um e-book onde falo os principais itens que devem ser levados em consideração ao abrir uma empresa. Basta clicar aqui para baixá-lo!
1 comentário
[…] saber mais sobre o assunto, clique aqui para ler nosso artigo onde contamos tudo o que você deve saber sobre a área […]
Comments are closed.