Ouça seus clientes - PainelOnline Plataforma de Gestão
por painelonline | Vendas |
Conhecer e ouvir seus clientes é fundamental para fidelizá-lo. A melhor maneira de entender a necessidade de alguém é ouvir o que ela tem a dizer não é mesmo? Então sabemos que essa é a melhor maneira de obter uma relação de confiança e parceria nos negócios.
O cliente é a parte principal da estrutura da sua empresa. A partir do momento que você se coloca a disposição para ouvi-lo, você passa a atender as expectativas dele com mais facilidade, fazendo com que ele siga demandando seu produto/serviço.
Nesse artigo vamos apresentar falar um pouco sobre a importância de ouvir seus clientes e como realizar essa estratégia de comunicação. Continue comigo até o final para saber quais erros não devem ser cometidos.
Por que ouvir seus clientes?
Você pode até achar que seu produto/serviço, processos de marketing e venda ou suporte e atendimento pós venda é um dos melhores no mercado. Mas aos olhos de seu cliente, pode não ser.
O feedback de um cliente pode ajudá-lo a dar um upgrade em suas ofertas, estratégias, atendimento e suporte, auxiliando a melhorar seus processos, tanto para clientes existentes, quanto para os futuros clientes.
Ouvir o que o cliente tem a dizer, não vai ajudar apenas a compreender sua demanda, mas também a melhorar outras ações. E quando surgir uma demanda, estará preparado para atender qualquer cliente que necessite de um suporte diferenciado do que já está sendo oferecido.
Também é importante para agregar conhecimento sobre o seu público. Podendo oferecer atendimento e suporte de excelência e que vá de encontro com o que melhor se encaixa para ele, e com isso manter um bom relacionamento de confiança, tornando eles fiéis ao seu produto/serviço.
Por exemplo, não adianta continuar enviando e-mail marketing semanalmente sobre um produto que não é vegano para o seu cliente que já te demonstrou ser vegano. Além de gastar com ações de marketing ineficazes, você estará causando uma má impressão da sua marca para essas pessoas.
Reserve um tempo para ouvi-los, as pessoas adoram ser ouvidas, isso cria um sentimento de empatia e pertencimento aos envolvidos. Quando os clientes se sentem valorizados, e bem relacionados, gera-se confiança na solução que sua empresa oferece e consequentemente aquela pessoa voltará a fazer negócios com você.
Quando nos permitimos ouvir o cliente otimizamos nosso investimentos, inclusive com o marketing, pois podemos realizar um marketing boca a boca mais eficiente.
Como ouvir seus clientes?
A evolução do mundo virtual trouxe consigo a facilidade de se comunicar com mais facilidade, por meio de redes sociais, chats, e-mails entre outros. Apesar de ser um ponto muito positivo, existem clientes que não estão confortáveis de se comunicar assim, ainda preferem uma conversa por telefone, por vídeo ou até mesmo tomando um café. Por isso, esteja preparado para ter o canal de comunicação que melhor se adeque ao seu público.
É importante ter flexibilidade de se comunicar com seu cliente de diversas formas. Pois cada um possui necessidades diferentes, cada cliente é único e cada palavra para ele transmitida pode ser interpretada de maneiras diferentes.
A melhor estratégia para que essa comunicação seja eficaz é conhecer bem seu cliente, ouvi-lo com atenção e sem julgá-lo, ficar atento às expressões e gestos, afinal de contas a comunicação também é feita pela linguagem corporal. Fazer perguntas que tenham contexto com o que ele diz e após esses passos, absorver todas as informações relevantes.
Erros cometidos na comunicação com o cliente
1 – Ignorar reclamações recebidas;
2 – Responder de forma inadequada e arrogante as reclamações;
3 – Não receber as críticas como construtivas, deixando de gerar melhorias em seu negócio;
4 – Não compreender que se o cliente está reclamando é porque ele quer manter seu produto/serviço, porém ele necessita de algumas mudanças e melhorias
5 – Não conceder abertura para elogios e sugestões de seus clientes, resultando muitas vezes que o cliente procure outra empresa;
Bônus – Empresas sem visão, sem objetivo de crescer e se desenvolver, não entendem que o cliente insatisfeito é uma ótima oportunidade para gerar uma melhoria contínua em seus produtos/serviços. Ou seja, nem sempre entenderá quais são as demandas do seu cliente e como solucioná-las. Evite situações como essa traçando objetivos. Assim, seus clientes não terão motivos para deixar sua empresa se ela está sempre pronta para escutá-lo e ajudá-lo.
Conclusões
Agora com dicas importantes como essas em mente, e colocadas em prática, sem dúvida alguma, sua empresa obterá resultados positivos em relação ao que seus clientes têm a dizer.