Vantagens Competitivas, como saber? - PainelOnline
por aspinello | Administração |
Um diferencial é aquilo que alguém ou uma empresa faz de diferente dos demais. Podemos chamar as vantagens competitivas de diferencial competitivo. Mas o que é? Como saber se minha empresa tem essa vantagem? Veja abaixo como identificar as vantagens competitivas de sua empresa.
O que é vantagem/ diferencial competitivo?
É a razão pela qual os clientes escolheram determinada empresa e não a concorrente, porque talvez a empresa tenha algo único que as outras não tenham. Para estabelecer o que é ou o que não é, depende do segmento e o setor que atua, porque o que é vantagem para uma pode não ser para outra.
Como definir qual a vantagem/ diferencial competitivo da minha empresa?
Existe um modelo de tomada de decisão chamado VRIO, que significa respectivamente, Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização. O VRIO é um mecanismo baseado nos recursos da empresa, ou seja, uma análise interna do seu negócio.
São quatro perguntas que devem ser feitas, vamos a elas?
Meu produto/ serviço tem valor?
Recursos valiosos serão provavelmente o que agregarão a missão de sua empresa. Produzir ou oferecer algo que tenha valor para o cliente é um diferencial competitivo entre os concorrentes.
O que tenho de raro na minha empresa?
Ter uma raridade que só sua empresa tenha é um privilégio, pois seus concorrentes não irão ter, e pode ser como por exemplo, uma maneira de entregar um serviço com maior qualidade em menor tempo.
Meu serviço é fácil de ser imitado?
Serviços que são difíceis de serem imitados agregam mais valor a empresa, pois só ela terá, transformando assim, em vantagem competitiva.
Os setores da minha empresa estão organizados?
Setores bem organizados e estruturadas têm mais chances de terem uma vantagem entre os concorrentes, uma vez que todos os setores estão alinhados, fica mais fácil de trabalhar.
Tendo consciência de todos esses pontos do VRIO, conseguimos identificar os recursos, vantagens e assim protegê-los da concorrência. Lembre-se: existem outros modelos de tomadas de decisão existentes dentro de uma planejamento estratégico, o VRIO é só um exemplo dele.
Para mais dicas como essa, fique de olho no site do ApoioEmpresario!
Esse foi um artigo publicado em parceria com o ApoioEmpresário.
Fique ligado no nosso blog para ler mais dicas como essa!