Por que conhecer o público-alvo do seu negócio? - PainelOnline
por aspinello | Vendas |
Pode parecer clichê falarmos que você deve conhecer bem o público-alvo do seu negócio antes de investir em melhorias para o seu website, não é mesmo?
Pensando nisso, trouxemos alguns bons motivos que vão te ajudar a considerar um estudo aprofundado das pessoas que acessam seu website. Vamos lá?
O que é o público-alvo?
São pessoas que possuem características em comum, por exemplo, idade, sexo, interesses, entre outros, para as quais a sua mensagem será transmitida. Em outras palavras, essas são as pessoas que vão consumir aquilo que o seu negócio oferece, seja um produto ou serviço.
Com base nos dados levantados sobre elas é possível definir toda a estratégia de marketing que será utilizada para que elas se sintam atraídas pelo seu negócio.
Descobrindo quem é seu público
Atualmente temos muitas ferramentas online que podem te auxiliar nessa busca, algumas delas são:
O Google Analytics, onde você pode configurar no seu website e a partir dele extrair relatórios completos sobre as pessoas que acessaram seu site.
Os relatórios das redes sociais, em geral eles retornam itens básicos sobre o público, como por exemplo, o sexo, idade, localização, etc. Esses são pontos muito importantes, pois com base neles você poderá definir a abordagem dos assuntos.
Como seu conteúdo é acessado?
Você deve estar se perguntando: “Qual a importância de saber como o público acessa meu conteúdo?”
Com base nessa informação é possível adaptar suas postagens e informações para que sejam melhor visualizadas de acordo com o dispositivo utilizado.
Por exemplo, 90% do público alvo do seu negócio acessa o site via smartphone (essa informação estará nos relatórios do Google como acesso mobile), mas ele não é responsivo, ou seja, não se adequa automaticamente ao tamanho da tela, então você pode estar perdendo muitas vendas, pois existem inúmeros ruídos entre a mensagem e o receptor até que ela seja compreendida.
Agora que eu sei os dados do meu público, o que fazer?
Após ter todas as informações sobre quem e como consomem seu conteúdo, você deve começar a fazer adaptações para que seu website torne-se mais agradável visualmente para o seu público-alvo.
Caso seu público seja de maioria masculina, não adianta postar artigos e informações de coisas inteiramente femininas, pois eles não irão se identificar ou até mesmo entender a mensagem. Porém se o conteúdo passar a interessar, a probabilidade de encantar e converter em mais vendas é ainda maior!
Vamos colocar em prática tudo o que aprendeu com esse artigo?
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Esse foi um artigo publicado em parceria com o ApoioEmpresário.
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1 comentário
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