Processos de Faturamento - PainelOnline Automação de Processos
por painelonline | Administração |
A área de faturamento de uma empresa é aquela área essencial, que está entre as vendas e o financeiro.
Ela é a principal responsável pelas receitas da empresa, mas como ela funciona?
No artigo de hoje vamos explorar um pouco mais sobre essa área tão importante e que ao mesmo tempo é confundida com a área financeira.
Por que é importante ter um processo de faturamento?
O faturamento é a área responsável por gerar as cobranças aos clientes após o negócio fechado pela área de vendas.
Dessa forma ter um processo de faturamento bem definido e transparente para os seus clientes não só é importante, como também garante o bom funcionamento da empresa.
De maneira prática, você já passou pela situação de prestar um serviço e ao chegar a hora de cobrar não sabia ao certo como fazer e no final acabou não recebendo do cliente?
Essa é uma das situações que ter um processo de faturamento bem definido pode te ajudar ou até mesmo evitar que aconteça.
Continue comigo neste artigo para entender como definir esse processo!
Definindo os processos
Como falamos anteriormente, o faturamento será o responsável por enviar as cobranças para o cliente. Que por vezes pode deixar o profissional desconfortável, por isso definir processos podem aliviar esse desconforto, além de reduzir os erros. Veja abaixo como estruturar esses processos:
Definindo o fluxo de trabalho
Primeiramente é preciso definir o fluxo de trabalho da empresa. Ou seja, qual o caminho que o cliente percorrerá dentro da empresa até que chegue para a área de faturamento.
Por exemplo: O cliente inicia o relacionamento com a área de vendas através de um SDR ou pré-vendedor, passa pelo fechamento (Closer) e aí sim é encaminhado para o faturamento e depois financeiro.
Mas preste bastante atenção, pois paralelo a isso devem ocorrer o início dos serviços contratados pelo cliente. Além de claro ter um customer success / atendimento para garantir a qualidade do serviço e a satisfação do cliente.
Emitindo as notas
Após o negócio fechado é preciso decidir se as notas serão emitidas após o pagamento ou assim que o faturamento for comunicado da venda. Essa é uma decisão do empreendedor, porém que conta com o auxílio de diversos sistemas de gestão que mostram quando um boleto foi pago para que a nota seja emitida.
Análises de faturamento
Além de fazer essas emissões, a área é responsável por realizar as análises do faturamento, que deve ser feita no início do mês para o período anterior.
Por exemplo, no início de dezembro deve-se analisar o faturamento do mês de novembro.
Tipos de faturamento
Assim como falamos no artigo sobre a área financeira, existem dois tipos de faturamento que devem ser analisados e levados em consideração. São eles:
Faturamento Bruto
Esse é o valor da somatória de todas as notas emitidas, ou seja, de todas as vendas realizadas pela empresa, sem descontar os impostos. É o valor cheio da venda.
Faturamento Líquido
É o valor das vendas realizadas já abatendo os valores de impostos, ou seja, o valor que realmente ficará para a empresa.
Faturamento X Lucro
É preciso entender que faturamento, mesmo que líquido, é diferente do lucro, vamos entender um pouco mais?
O faturamento é o valor que entra na empresa vindo das vendas realizadas, quando falamos o faturamento líquido estamos falando desse valor menos os impostos, que são calculados com base nas notas emitidas.
Já o lucro é o valor recebido menos a soma de todas as despesas para a prestação daquele serviço, incluindo os impostos, ou seja, será apenas o valor que ficará na empresa sem precisar levar em consideração outros gastos.
Como controlar?
Esse é um ponto que precisa de muita atenção, pois está diretamente relacionado aos impostos que a empresa irá pagar.
Em alguns regimes de tributação o faturamento é responsável pelo valor do imposto gerado, esse é o caso de quem é optante pelo Simples Nacional, onde o valor bruto faturado irá gerar o valor da guia de contribuição (DAS).
Para isso é de extrema importância que o controle seja feito através de sistemas de gestão, pois ao ter o processo automatizado a chance de ocorrerem erros é muito menor.
Outro ponto que deve-se levar em consideração é o ato de emitir uma nota fiscal, que por estar no dia-a-dia da área muitas vezes não é tratada com a devida importância. Porém algumas prefeituras não permitem o cancelamento dessas notas, ou seja, uma vez emitida, ela poderá apenas ser alterada.
Vendas X Faturamento
Ainda relacionando o faturamento com as vendas, é preciso ter muito cuidado de ambas as áreas, uma vez que a área de vendas deve ter cuidado com relação ao valor acordado entre o cliente e levar em consideração todos os custos em cima desse mesmo cliente. Assim será possível ter uma métrica clara do valor mínimo que pode ser cobrado para prestar determinados serviços.
Além disso o faturamento deve ter em mente que seu serviço é enviar a cobrança para os clientes, ou seja, esse não é o momento de ter vergonha de enviar uma nota ou um boleto. Deve-se sempre achar a forma mais profissional e clara de fazer isso.
Por fim, conseguimos observar que o faturamento é uma área intermediária de uma empresa, onde por vezes pode estar mesclado com o financeiro. Mas isso não o torna menos importante, muito pelo contrário, o faturamento é essencial para transmitir profissionalismo e deixar claro todas as regras comerciais que serão utilizadas entre o relacionamento de cliente e fornecedor.
1 comentário
[…] Já os recebimentos devem ser controlados através de um link com a área de faturamento ou simplesmente o faturamento da empresa. […]
Comments are closed.