O funil de vendas é um processo essencial para tomada de decisões, quando o assunto é aquisição de clientes, melhorando o planejamento e a estrutura da prospecção de clientes em potencial.
Nesse artigo vamos apresentar algumas informações sobre o funil de vendas, o que é, como funciona, suas etapas, vantagens, como gerenciar e desenvolver um funil de vendas junto com a equipe de CRM.
Funil de vendas é o processo que o cliente percorre na sua empresa, desde o primeiro contato com seus produtos e serviços, até o fechamento de uma compra.
Ele é uma ferramenta primordial para suas estratégias de marketing, focada em atrair, converter e encantar clientes.
Sem definir e monitorar um funil de vendas, provavelmente irá perder clientes.
Para um cliente fechar uma compra ele passa por etapas, e elas são diferentes para cada cliente. Um cliente acabou de conhecer seus produtos/serviços, está mais longe de fechar a compra do que o que já pesquisou até as opiniões sobre sua empresa e seus produtos/serviços.
Para determinar qual o grau de decisão de compra do cliente, é necessário dividir em partes e assim definir as etapas do funil de venda.
O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Elas também são conhecidas pelas siglas ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).
Abaixo temos uma imagem para te auxiliar a compreender a estrutura de um funil de vendas.
Essa é a parte mais “larga” do funil de vendas, nelas estão presentes os visitantes. No topo do funil, sua empresa deve focar em apresentar conteúdos que mostrem soluções para suprir as necessidades do visitante, ou até mesmo mostrar que ele está enfrentando algum problema ou necessidade. Mostre que o seu produto/serviço é a solução
Após o primeiro contato, o visitante se torna um lead, pois ele já possui uma noção concreta sobre a sua empresa. Ele já sente que tem um problema ou uma necessidade, então, cria o contato para entender mais sobre a solução que sua empresa disponibiliza.
Nessa etapa do funil de vendas o visitante já se transformou em um lead, ele sabe que possui uma demanda, mas não tem certeza de que seus produtos/serviços são realmente a solução.
No meio do funil ele já está próximo a ser um cliente em potencial, mas para que ele tome a decisão de fechar negócio será necessário educá-lo, com uma boa apresentação.
Colete o máximo de informações sobre esse lead, dados, contatos, ramo, entre outros. Quanto mais conhecer esse lead, mais assertivo será ao apresentar a solução. Seja verdadeiro, mostre a ele que sua empresa tem interesse em resolver seu problema ou sua necessidade, só assim ele vai criar a confiança e dará o passo para o fundo do funil.
Chegamos a etapa final do funil, a partir dela o lead irá tomar a decisão de se tornar um cliente, e comprar suas soluçoẽs para a demanda de seu problema ou necessidade. É claro que nessa etapa do funil, você já sabe se esse lead é o perfil de cliente ideal para seu negócio.
Para ter sucesso nessa etapa, as equipes de marketing e vendas precisam colocar em prática estratégias de fundo de funil. Os responsáveis pelas vendas garantem o fechamento do negócio, usando técnicas de persuasão e o time de marketing precisa disparar promoções ou avisos para contribuir com a conclusão da negociação.
Definir um funil de vendas na sua empresa irá potencializar as suas vendas e trazer oportunidades de possíveis clientes em menos tempo.
Dentre as vantagens de se definir um funil de vendas, a melhor delas é a previsão dos resultados. Onde é possível ter uma visão ampla de cada lead que está em uma devida etapa, e com essa visão tem-se a possibilidade de melhorias nas etapas, aproveitando cada oportunidade.
Além desta vantagens citadas, terá melhorias com o relacionamento dos seus cliente. E uma boa interação entre as equipes de marketing e vendas gerando assim uma eficiência na produtividade.
Para se ter um bom gerenciamento do funil de vendas da sua empresa é necessário acompanhar toda a jornada do seu consumidor, de como se converteu em cliente.
É importante criar atividades específicas para cada uma das etapas, para que ele seja impactado com as soluções que ele necessita.
É necessário definir um período para realizar avaliações no funil, assim podendo identificar necessidade de reparos, e aprimorá-lo e ajustá-lo conforme a necessidade do cliente.
Junto com o CRM é possível desenvolver um funil de vendas personalizado para sua empresa, levando em consideração as características, processos e valores do seu negócio.
O CRM é a ferramenta ideal para a gestão do funil de vendas, ele permite melhorar a eficácia do funil ao controlar e registrar todas as atividades e contatos realizados pelos prospects, leads e clientes, ele irá otimizar todo o processo de captação de oportunidades.
– Acompanhamento do cliente: Um fator muito importante para as etapas do funil, para fechar um negócio de sucesso, tem que estar sempre informado com os contatos com o lead, evitando a estagnação da oportunidade.
– Histórico de relacionamento: A plataforma do CRM possui um histórico de todos os contatos com os leads e clientes, com esse histórico a equipe de vendas pode criar a melhor abordagem para se fechar um negócio.
– Informações e dados: Para se obter sucesso no funil de vendas é necessário reunir a maior quantidade de informações possíveis. Com o CRM, dados e informações, interesses, conhecimento sobre a empresa e o nível de relacionamento. É possível qualificá-lo, entender suas demandas, o seu potencial e seguir para próxima etapa do funil.
– Previsões: No CRM, o time de vendas consegue consultar informações valiosas, como o tempo médio do processo de vendas do início ao fim do funil, o que torna possível o fechamento de oportunidades e o tempo para a conversão de um prospect ou de um lead em cliente.
– Automação: A plataforma do CRM torna as tarefas mais simples, o uso de tecnologia, integração de sistemas e dados, ajudam a aprimorar o fluxo e o controle do trabalho, obtendo mais tempo para se dedicar a atividades que realmente são importantes, como estratégias e inovações de negócio.
Atualmente existem sistemas completos para controlar o seu CRM, não sendo mais necessário realizar o controle manual ou em planilhas, clique aqui e veja só como funciona o CRM do PainelOnline!
Como pudemos ver neste artigo, para se ter sucesso em suas vendas é indispensável desenvolver um funil de vendas junto com seu CRM, para que assim possa ter oportunidades assertivas e em menos tempo.