Emissão NFS-e - PainelOnline Plataforma de Gestão Empresarial
por painelonline | Atualizações |
Estamos chegando com a atualização do emissor de notas fiscais do PainelOnline.
Conforme explicado via e-mail marketing pela nossa equipe, nós estamos alterando o parceiro emissor de notas ficais para um que promete um suporte especializado e melhor comunicação entre as prefeituras.
Vamos falar um pouco do que muda para você que emite notas de serviços pelo PainelOnline, vem comigo conferir!
Configurações de emissão de notas de serviços
Acesse o módulo Configurações (caso o seu sistema seja personalizado, acesse o menu de configurações para emissão de notas fiscais de serviços) > Configurações NFS-e
Você será direcionado para o formulário de configurações para emissão. Este formulário segue o mesmo padrão e praticamente os mesmos campos que já existiam, mas neste artigo vou especificar os campos novos e os que foram alterados.
No item tributação nós alteramos o campo “Código de Serviço Municipal” para “Código Tributario Municipal”, neste caso é preciso preencher exatamente como o código aparece na prefeitura. Veja neste artigo como localizar este código
Nós adicionamos também os campos “Natureza da Operação” e “Regime Especial de Tributação. Em ambos os casos trata-se de uma pré-configuração para que o campo apareça preenchido no momento da emissão da nota, porém caso seja necessário mudar, este campo é aberto para alterações no momento da emissão da nota.
Nas informações para a nota a principal mudança que temos é que na série não são mais aceitas letras, agora são aceitos somente números. Preencha com um numeral de 1 a 9.
Importante: Como estamos alterando o emissor de notas, será necessário subir novamente o certificado digital da sua empresa. Não esqueça incluir o arquivo do certificado digital e a senha novamente.
Após todos os dados preenchidos, clique em salvar.
Após a empresa habilitada para emissão de notas de serviços, você já pode voltar a emitir notas fiscais diretamente pelo sistema.
Nossa principal mudança neste formulário é com relação a discriminação dos impostos, veja abaixo como ficou o formulário.
Os campos pré-configurados na configuração para emissão de NFS-e já serão preenchidos automaticamente neste formulário, porém caso queira trocar, basta clicar no campo e alterar a informação.
Os dados dos impostos agora ficam editáveis para serem alterados conforme a necessidade da sua empresa, caso tenha dúvidas sobre como preencher cada um deles, entre em contato com o seu contador para que ele possa te auxiliar.
Após preenchidos os dados da nota, clique em emitir NFS-e
Tela de notas emitidas
Após realizar a emissão da nota, você será direcionado novamente para a tela de seleção das notas fiscais, esta tela continua com o funcionamento igual ao anterior.
Aproveitamos a alteração do emissor para fazermos pequenas melhorias nesta tela, então ao emitir uma nota aparecerá o status da emissão da nota. Ao clicar no relógio verde será possível visualizar em que momento a nota foi enviada para aprovação e também forçar a atualização do status da nota fiscal manualmente.
Outra alteração importante da nova emissão é que agora as notas serão impressas com o layout da prefeitura e não mais com um layout do sistema.
Cancelamento de notas fiscais
Caso você queira cancelar notas fiscais emitidas antes de 10/10/2022, não será possível fazê-la pelo sistema, isso porque não existe uma comunicação entre o parceiro antigo e o novo parceiro emissor de notas.
Mas fique tranquilo, o sistema indicará quando este for o caso com uma mensagem indicando o que deve ser feito.
Importante, nestes casos será necessário realizar o cancelamento via sistema da prefeitura e caso queira que o status seja atualizado no sistema, entre em contato com o nosso suporte informando o número da NF e o cliente.