Emissão de notas fiscais - PainelOnline Plataforma de gestão
por painelonline | Atualizações |
Temos atualização no ar! E não poderia ser de algo diferente que não a emissão de notas fiscais.
Em uma das nossas últimas atualizações do ano passado fizemos a troca do parceiro emissor de notas, o que nos abriu portas para começar a trabalhar na melhoria de usabilidade dessa função, seja na emissão de notas de serviços ou de produtos.
Então vem comigo conferir essa grande mudança que tivemos!
Configuração para emissão de notas fiscais
Começando pela configuração de notas, ambas encontram-se na mesma tela e não mais separadas entre produtos e serviços. Agora ao acessar o módulo de configurações será exibida a funcionalidade para configuração de emissão de notas.
Ao acessar a tela de configuração de notas você verá nossa primeira grande mudança. Agora é possível ter mais de uma empresa emissora de notas fiscais dentro de um mesmo login do PainelOnline.
Mas atenção: Todos os planos contratados antes desta melhoria contemplam somente 1 emissor, caso deseje cadastrar mais de um emissor, entre em contato com a nossa equipe via suporte.
Ainda na listagem de emissores é possível editar uma empresa já cadastrada tanto para nota de serviços quanto para de produtos.
E também é possível criar um novo cadastro, clicando em novo.
O formulário continua o mesmo e as informações obrigatórias também, o único campo novo que temos no formulário de cadastro é a ativação ou inativação da empresa para a emissão da nota.
Ao selecionar o checkbox você indica que a empresa está apta para emissão de notas. Então o nosso sistema dispara os dados para o parceiro emissor e realiza o cadastro para que seja possível começar a emissão.
Ainda no cadastro, as configurações avançadas da emissão de notas de produtos continuam dentro do formulário de cadastro. Contudo é necessário primeiro realizar o cadastro da empresa para depois editá-lo e editar as configurações avançadas.
Emissão de notas
Tomando como exemplo a emissão de notas fiscais de serviços, ao acessar o módulo de serviços, a emissão de notas fiscais não ficará mais disponível no menu “emissão nfse”, que agora mudou de nome para “NFS-e”, e sim no menu “Venda de serviços”.
Ao acessar o menu “Venda de serviços” será possível visualizar todas as vendas e ao lado delas, em ações, estará disponível o botão para emissão da nota fiscal.
Ao clicar neste botão você será direcionado para o formulário de emissão de nota, que sofreu pequenas alterações, vamos conferir.
No início do formulário agora é possível escolher o emissor daquela nota. Ou seja, caso você possua mais de uma empresa habilitada para emissão, não é necessário alterar a venda, só precisa selecionar a empresa emissora no formulário.
A segunda mudança no formulário trata-se das cidades e dos códigos de serviços que não possuem código IBPT. Então para que sua empresa possa utilizar o cálculo dos impostos para a lei da transparência os campos com os códigos são habilitados.
Importante: Esse campo só será exibido nos casos específicos onde o código de serviços da cidade não estejam na tabela IBPT e não em todos os casos.
Este campo também é editável, caso você prefira fazer as contas manualmente.
Após emitir a nota fiscal você será direcionado para a tela de notas emitidas, você verá a listagem com todas as notas fiscais emitidas pelo sistema. Aqui as funcionalidades não se alteram.
Falando sobre os produtos, o processo é o mesmo, a emissão das notas fiscais agora ficam em “vendas de produtos” e em “outras operações”. Após a emissão a listagem das notas emitidas estará disponível em “NF-e”
Com essas alterações o fluxo de emissão de notas ficou muito mais simples e rápido, não precisando da troca de telas constantes para localização da venda que originou aquela nota.